Você está em King Koil

Aguarde o carregamento da página!

open-menu

Menu

- Dicas

Saiba quais os maiores vilões da sua coluna


Conheça quais os hábitos que mais prejudicam a sua qualidade de vida e como evitá-los para ter uma boa noite de sono!

Cuidar bem do seu sono é, também, corrigir os maus hábitos que prejudicam a saúde da sua coluna vertebral. Saber quais os maiores vilões da sua coluna é essencial para evitar doenças e problemas que causam dores e diminuem, de forma geral, a sua qualidade de vida.

Nesse post, vamos contar para você quais os maiores vilões da sua coluna e como é possível corrigir os costumes que acabam com uma boa noite de sono!

Veja também: Qualidade de sono: saiba como ter um sono tranquilo

mulher-com-dor-na-coluna

Má postura

Um dos principais vilões da coluna vertebral é a má postura no dia-a-dia, seja no trabalho, em momentos de lazer ou nas tarefas mais simples do dia-a-dia. É um dos problemas que mais afetam a coluna a médio e longo prazo e que merecem muita atenção.

A má postura pode acelerar efeitos que aparecem apenas com o avançar da idade, como, por exemplo, hérnia de disco, sobrecarga nas regiões cervical, lombar e dorsal, além de processos inflamatórios e desgastes nas circulações.

Quanto mais tempo se passa com a postura errada, mais se acostuma com ela. Infelizmente, é um vício. Por isso, é muito importante observar em que momentos você se senta ou deita de forma incorreta (em casa, no trabalho, na frente do computador, com o celular…) e corrigir a posição.

A maneira mais correta de corrigir a má postura e evitar doenças crônicas como lombalgias (lordose, cifose, escoliose), algia e inflamações dos tendões, é praticar exercícios e que reeducam a postura. Entre as atividades físicas que mais beneficiam a saúde da sua coluna, estão a hidroginástica, ioga, pilates, alongamentos diários e técnicas de reeducação postural global (RPG).

Estresse

O estresse, infelizmente, é uma condição que não poupa ninguém na vida moderna. No entanto, quando está em nível muito alto, pode desencadear dores na coluna e acabar com uma boa noite de sono. As dores na coluna – durante a noite, principalmente – funcionam como um alerta em situações de estresse, reduzindo a circulação sanguínea e ocasionando a contração de músculos de várias regiões do corpo.

Controlar o estresse no dia-a-dia é ideal para ter uma boa qualidade de vida. Para prevenir dores e doenças ocasionadas pela exaustão, é importante criar o hábito de realizar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e, em muitos casos, realizar o acompanhamento psicológico com um profissional.

Assim, é possível eliminar sintomas do estresse que interferem diretamente na saúde da sua coluna. mulher-com-dor-na-cervical

Travesseiro alto ou baixo demais

Escolher o travesseiro errado pode ocasionar dores na coluna e no pescoço que aparecem, principalmente, ao despertar. Além disso, dormir com um travesseiro que não é do tamanho ideal para o seu corpo, causa complicações como a cervicalgia, por exemplo.

O travesseiro correto tem um comprimento que vai do ombro ao pescoço. Ele deve preencher o espaço entre a cabeça e o ombro. O tipo de travesseiro mais adequado para cada tipo de posição ao dormir é:

  • Quem dorme de lado, deve optar por um modelo nem muito baixo ou nem muito alto. O travesseiro deve preencher a distância entre o ombro e rosto.
  • Quem dorme de barriga para cima, o travesseiro deve ser um pouco mais baixo. Assim, a cabeça não fica muito elevada. É possível posicionar o travesseiro um pouco para baixo, de modo que sustente os ombros também.
  • Para quem se mexe muito durante a noite, o ideal é ter um travesseiro mais flexível e que se adapta às mais variadas posições.
  • Para quem dorme de bruços, é essencial contar com uma almofada extra, que sustenta o pescoço. Por exigir muito da lombar e da cervical, não é indicado dormir nessa posição.

homem-com-insonia

Colchão inadequado:

Quando o colchão não é o mais adequado para o seu corpo ou estilo de vida, ele é capaz de prejudicar (e muito!) a sua coluna. Isso, porque, ele pode não permitir a acomodação correta das curvaturas da coluna ou, também, criar pontos de pressão sobre ela.

Por isso, quando optar por trocar de colchão, não vá sozinho(a): entre em contato com profissionais especializados em colchões ortopédicos que, ao diagnosticarem as suas necessidades, vão indicar qual o modelo perfeito para que você tenha uma boa noite de sono.

A King Koil Colchões é especialista em colchões de alta performance e que oferecem o máximo de durabilidade. Conforto e firmeza são algumas das principais características de nossos produtos e que fazem com que o seu bem estar seja prioridade!

Postado em 09/10/2017

- Colchões - Dicas