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Ronco: como evitar e dormir melhor


Roncar de vez em quando é extremamente comum e é atribuído, muitas vezes, a posição de dormir ou até mesmo à alimentação. Geralmente, quem ronca nem percebe, mas acaba atrapalhando o sono do parceiro, por isso reunimos algumas informações sobre esse distúrbio e como você pode evitá-lo, confira!

Por que roncamos?

O barulho que ouvimos é causado quando o ar não consegue passar livremente pelo nariz ou boca durante o sono. O que acaba forçando os tecidos da garganta, que começam a vibrar produzindo o som.

Causas do ronco

Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, mas em geral, os principais causadores do ronco são: flacidez nos músculos da garganta, amigdalite, adenoides muito grandes, desvio de septo, sinusite, obstrução nasal, privação do sono, excessos na alimentação antes de dormir, obesidade, sobrepeso, dentre outros. Para saber o que está causando o seu ronco, busque por um especialista.

Como evitar o ronco?

Se você possui uma condição física, é necessário buscar a ajuda de um especialista para tomar as medidas necessárias e seguras para o seu caso em específico, mas separamos algumas dicas que podem ajudar a diminuir a frequência ou a intensidade do seu ronco, confira:

  • Faça exercícios físicos com frequência, isso irá te ajudar na melhora da respiração, a perder peso e a criar uma rotina;
  • Evite bebidas alcoólicas e cigarros, eles ajudam a estreitar a garganta e a produzir o ronco;
  • Deite de lado para dormir, ficar de barriga para cima faz com que a língua relaxe e atrapalhe a respiração;
  • Dê preferência para alimentos mais leves antes de dormir.

Você também pode usar à noite, uma prótese intra oral móvel, que ajuda a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para a frente, evitando assim o temido ronco.

Como dormir melhor sem roncar

Dormir bem afeta diretamente a saúde física e mental, além de interferir na rotina. Não dormir bem à noite, também significa ficar sem energia durante o dia, sentindo mais preguiça, desânimo, cansaço e estresse, que podem prejudicar a sua produtividade. Por isso, ter uma rotina no dia a dia, e de sono, são extremamente importantes e para você ter noites mais tranquilas e menos barulhentas, algumas alternativas são: aumentar a cabeceira da sua cama (em pelo menos 10 cm) pode apresentar uma melhora na incidência do ronco; usar tiras nasais adesivas, elas ajudam a dilatar o nariz proporcionando uma melhora na respiração e dedicar de 7 a 8h para a sua noite sono.

Como podemos ver, as causas do ronco estão ligadas a diversos fatores biológicos e comportamentais que desenvolvemos em nossa rotina e que podem ser facilmente identificados e tratados, mas lembre-se que apenas um médico poderá realizar exames, entender os motivos e qual o melhor tratamento.

Gostou desse conteúdo? Conte com a King Koil para te ajudar a encontrar o colchão ideal para você ter noites de sono mais tranquilas, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.