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- Dicas

Quais são os causadores da insônia?


Se você não tem dormido bem a noite, fique atento a estes indicadores, eles podem estar causando a sua insônia.

É cada vez mais comum encontrar dificuldades para dormir, são tantas atividades e estímulos que recebemos que acaba se tornando difícil conseguir “se desligar”. Se você está tendo dificuldade para pegar no sono ou quando você dorme não tem um sono tranquilo, acordando a noite toda, fique atento a estes indicadores, eles podem ser os causadores da sua insônia.

As causas da insônia podem ser psicológicas e/ou biológicas, por fatores físicos. Se você já acorda cansado, tem problemas de humor, falta de energia e tem o desempenho no trabalho ou nos estudos afetado, então você está sendo prejudicado por causa deste distúrbio. Confira os principais causadores de insônia.

Leia também: Como saber se está na hora de trocar de colchão?

Ansiedade

As preocupações do dia a dia podem acabar tirando o seu sono. Evite ficar pensando nas atividades que não foram feitas no dia ou no que você deve fazer na manhã seguinte.

Depressão

É muito comum pessoas diagnosticadas com depressão apresentarem quadros de insônia. Neste caso, o mais correto é buscar a ajuda de um profissional.

Condições médicas

Se você tem problemas com dores crônicas como enxaqueca, dores de cabeça, artrite e distúrbios respiratórios, o seu descanso pode ser comprometido. Eles causam mal-estar e impedem o sono de fluir normalmente.

Estresse

Muito semelhante a ansiedade, o estresse causado pelos problemas com a família, afazeres do dia a dia e diversas outras situações estressantes podem estar impedindo a sua noite de sono tranquila.

Mudanças de hábito

Viagens, mudanças de horários e na rotina podem modificar o nosso “relógio biológico” causando dificuldades na hora de dormir.

Medicamentos

Medicamentos que contenham cafeína e outras substâncias estimulantes podem desencadear a insônia. Converse com o seu médico para ver a possibilidade de troca.

Idade

Sim, com a idade a insônia pode se tornar mais comum, afinal ruídos podem despertar uma pessoa idosa com mais facilidade. Além de se sentir cansada no início da noite e consequentemente acordando mais cedo no dia seguinte.

Como prevenir a insônia

Mantenha bons hábitos, faça exercícios frequentemente, alimente-se bem e mais cedo, não leve o celular e os problemas para a cama, evite bebidas alcoólicas, café e energéticos. Tente aproveitar a hora do sono para realizar uma atividade relaxante, como meditação! Isso ajuda a manter o seu corpo pronto para um descanso bem tranquilo. Mas caso o problema persista, procure a ajuda de um profissional.

Leia também: 5 dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

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