Você está em King Koil

Aguarde o carregamento da página!

open-menu

Menu

- Dicas

Música para dormir? Conheça os benefícios!


Ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios para a saúde, corpo e mente.

Se você está tendo dificuldades para dormir pode testar um novo método, barato, acessível e comprovado, para conseguir descansar melhor através da música.

Além de ser um entretenimento, a música também pode ajudar a acalmar, relaxar, aliviar dores, estimular a memória e a prática de atividades físicas. Tudo isso porque a música ativa a região de prazer do cérebro, assim como o chocolate, por exemplo. Se interessou? Continue a leitura para conferir alguns dados e dicas importantes sobre o assunto.

Comprovação científica

Por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências do Comportamento da Universidade Semmelweis, em Budapeste, na Hungria, a música ajuda a reduzir a pressão arterial, a ansiedade e as frequências cardíaca e respiratória, além de propiciar o relaxamento muscular, proporcionando assim, uma qualidade melhor do sono.

Foi comprovado também que ouvir música na hora de dormir também traz benefícios para a memória. Testes realizados na Universidade de Tübingen, na Alemanha, com 11 pessoas, constataram que elas se lembravam com maior facilidade sobre o que haviam aprendido na noite anterior.

Você também pode se interessar por: 5 Dicas para Melhorar a Qualidade do seu Sono.

Benefícios

  • Melhora na comunicação: já que possui cadências diferentes da fala;
  • Criatividade: a música é uma alternativa para reorganizar e ter novas ideias;
  • Calma: se você está dirigindo, dê o play, as canções irão aliviar a tensão;
  • Amenizar a dor: pode parecer impossível, mas cantar auxilia a desviar o foco da dor, minimizando assim a sua intensidade;
  • Fortalece a memória: estimula novos caminhos e conexões do cérebro;
  • Na gestação: serve para acalmar o bebê;
  • Autoconhecimento: canções que transmitem sentimentos fazem com que conheçamos novas sensações e emoções até então desconhecidas.

Tipos de música para ouvir

Escolher sons mais graves e lentos, ajudam a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia. Por outro lado, sons animados, energéticos e acelerados são ideias ao acordar e para a prática de atividades físicas.

Mas atenção, não é qualquer música, e do dia para a noite, que a técnica irá funcionar. Além disso, você também deve tomar cuidado com o volume, a música deve acalmar e relaxar e não atrapalhar ainda mais a sua noite de sono. Faça testes para ver o que melhor funciona para você.

Se você gostou desse conteúdo também vai amar a playlist (Spotify) criada pela King Koil para você relaxar e dormir como um bebê, clique e ouça!