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Dicas para quem tem insônia e quer dormir bem


Pense na seguinte situação: você tomou um banho quentinho, colocou o pijama, está cansado do dia e está pronto para dormir. Só que não consegue.

Ficar sem dormir é um tormento, principalmente, para quem deve acordar cedo no dia seguinte e estar com a disposição lá no alto. Mesmo com o cansaço, o sono não chega e você acaba ficando mais estressado, irritado ou ansioso. Quem sofre de insônia sabe bem o que estamos falando.

A insônia acontece, assim como o estresse, perda de apetite e depressão, porque nosso organismo a utiliza como um mecanismo de defesa contra o bombardeio de informações que sofremos todos os dias no trabalho, escola, faculdade, em casa... Ou seja, o corpo é afetado pelo grande fluxo de informações que você recebe.

Sim, você recebe mais informações do que seu corpo pode aguentar!

Em alguns casos, a insônia pode ser tratada com o uso de medicamentos que são indicados por um clínico geral ou especialista. No entanto, existem maneiras mais simples de tentar combatê-la e dormir o suficiente para acordar bem no dia seguinte. Quer tal tentar alguma delas? Olha só:

Crie uma rotina para o seu sono

Temos uma rotina para comer, trabalhar, fazer exercícios e diversas outras atividades no dia-a-dia. Isso não muda para o sono: quando criamos uma rotina que nos prepara para dormir, acostumamos o corpo a descansar. Colocar o relógio biológico em dia é uma excelente forma de espantar a insônia e você não precisa de muito esforço para isso!

O primeiro passo é deixar de lado tudo o que possa estimular você a não dormir, como televisão, computador, celular, videogame, comida em excesso, agitação, entre outros. Além disso, é possível tornar o seu quarto um ambiente mais acolhedor para o sono, com pouca luz, pouco barulho, ventilação adequada e, principalmente, com o travesseiro e o colchão ideais para você.

Relaxe o seu corpo!

Uma boa rotina para o sono ajuda a combater a insônia ao sincronizar o relógio biológico. O ideal, no entanto, é combinar esse costume com o corpo relaxado e tranquilo. Assim, maiores a chances de pegar no sono e, principalmente, dormir muito bem.

Para isso, não poupe o que faz com que seu corpo fique relaxado: um banho quente, um chá com ervas calmantes, cremes refrescantes, óleos que promovem a sensação de tranquilidade... encontre algo que te traga bem estar e te deixe relaxado e inclua em sua rotina!

Além disso, existem diversos exercícios que auxiliam a melhora da sua respiração, como a meditação e o Mindfulness, por exemplo. Assim, seu corpo desacelera e relaxa o suficiente para se desligar do mundo lá fora.

Leite morno ajuda a dormir

Lembra de quando a sua avó dizia para tomar leite morno antes de dormir? Se não, a gente te dá essa dica. Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a pegar no sono. Isso, porque o leite contém triptofano, um aminoácido que o corpo humano não produz e que, após ingerido, é convertido em serotonina, elemento que ajuda a relaxar os músculos e, assim, induzir ao sono.

Para pegar o costume de uma maneira mais fácil, experimente adicionar uma colher de mel ao seu copo de leite morno. O mel, como carboidrato simples, facilita a entrada do triptofano no cérebro e aumentar os seus níveis de serotonina. Mas, lembre-se: nada de comer alimentos pesados antes de dormir, ok?

Evite estimulantes

Se você sofre de insônia, talvez seja o momento de evitar substâncias estimulantes e que tornam a tarefa de dormir um pouco mais difíceis. Entre elas, estão a nicotina, cafeína e álcool, muito presentes em bebidas e alimentos como chá preto, café, refrigerante, cigarro e chocolate, por exemplo.

Experimente evitar essas substância antes de dormir ou após o jantar. Com os novos hábitos, é possível afastar a sua insônia e dormir melhor durante a noite.

Travesseiro e colchão adequados

Muitas vezes, o problema da sua falta de sono é o travesseiro ou colchão inadequados para o seu estilo de vida. Não dormir de forma confortável ou em colchões da má qualidade podem prejudicar a saúde da sua coluna e, por consequência, a saúde do seu sono.

Por isso, invista no travesseiro correto para a posição em que você dorme e que sustenta o seu corpo da forma mais saudável possível. Além disso, invista em colchões e travesseiros que têm uma composição que combina com o seu estilo de vida.

A King Koil Colchões Curitiba conta com modelos diversos modelos de colchão que podem auxiliar você a ter excelentes noites de sono! Que tal conferir qual o modelo mais correto para você?

Postado em 16/10/2017

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