Você está em King Koil

Aguarde o carregamento da página!

open-menu

Menu

- Dicas

4 Efeitos de uma Noite Mal Dormida para a sua Saúde


Parece bobagem, mas não é, uma noite mal dormida pode trazer diversos efeitos negativos para a sua saúde e a sua rotina. Por isso, se você é do tipo de pessoa que deixa para trabalhar, assistir séries e filmes e até limpar a casa ao longo da madrugada: atenção!

Ter uma noite mal dormida por vários dias seguidos ou mesmo o hábito de dormir poucas horas por dia pode trazer muitos prejuízos para você, principalmente se, no dia seguinte, você precisar acordar cedo e não tiver tempo de se recuperar da noite mal dormida.

Ficou curioso para saber porque esse hábito é tão prejudicial? Confira, a seguir, alguns dos principais efeitos:

  • Problemas de memória e raciocínio

O seu cérebro é um dos mais prejudicados por uma noite mal dormida. Prova disso são os lapsos de memória e a falta de concentração naqueles dias em que você não dormiu bem. O aprendizado e o raciocínio também podem sofrer efeitos negativos.

Isso acontece porque, durante o sono, o sistema nervoso central é restaurado, substâncias relacionadas ao bem-estar são produzidas e os neurônios transmitem diversas informações entre eles.

Ou seja, quando você dorme pouco ou mal, acaba desregulando uma série de fatores e o resultado é o mau humor, a dificuldade de assimilar informações e, a longo prazo, até mesmo danos mais sérios, como o aparecimento de doenças, como o Alzheimer.

  • Ganho de peso 

Os efeitos de uma noite mal dormida também podem ser notados na balança. É isso mesmo, se você passou ou está passando por um período em que fica mais tempo da noite acordado do que dormindo e percebeu que ganhou uns quilinhos a mais, a explicação pode ser, sim, a privação do sono. 

O que ocorre é um desequilíbrio nos hormônios que controlam o apetite. Dessa forma, há uma queda nas substâncias que geram saciedade (leptina) e um aumento daquelas que aumentam a sensação de fome (grelina) - o que faz com que você queira comer muito mais e possa desenvolver até mesmo diabetes e obesidade.

  • Riscos para o coração

Como você já deve ter notado, durante as horas de sono, o seu organismo produz uma série de hormônios essenciais para o seu bem-estar. Quando você não dorme bem, algumas substâncias também são liberadas, porém, nem sempre elas fazem bem para a sua saúde.

Por exemplo, durante uma noite mal dormida, haverá a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que, além de influenciarem o estresse e a ansiedade, ainda contraem os vasos sanguíneos, promovendo o aumento da pressão arterial.

Uma pesquisa publicada pelo Journal of American College of Cardiology também relacionou as noites de sono com menos de seis horas de duração ao desenvolvimento da aterosclerose, ou seja, ao acúmulo de placas de gordura nas artérias. Na prática, isso significa maiores chances de sofrer um infarto, além de outros problemas circulatórios.

  • Baixa imunidade

Vários estudos comprovam que a privação do sono faz com que haja uma menor produção das células de defesa, ou seja, que a sua imunidade fica baixa e, você, mais suscetível a pegar uma série de doenças diferentes.

Há pesquisas que indicam também que o organismo de pessoas que não dormem bem produz menos anticorpos ao tomar uma vacina, do que de pessoas que possuem hábitos saudáveis de sono.

Agora que você já sabe quais são os riscos de uma noite mal dormida, que tal mudar os seus hábitos e começar a priorizar as suas horas de sono? Confira algumas dicas para ter uma noite com mais qualidade:

  • Tenha horários regulares para dormir e acordar; 
  • Realize atividades relaxantes antes de ir para a cama; 
  • Evite bebidas e alimentos que possuem cafeína, como café e alguns tipos de chá, chocolate e refrigerante;
  • Mantenha o seu quarto limpo, escuro, confortável e silencioso na hora de dormir; 
  • Se necessário, troque o seu colchão. Muitas vezes eles são os grandes responsáveis pelas noites mal dormidas. 

Não deixe de priorizar o seu bem-estar! Reorganize as suas atividade do dia a dia, para que você possa utilizar a noite para ter horas de sono de qualidade. O seu corpo e a sua saúde agradecem!